👉 Qual o melhor encarte de supermercado: físico ou digital?
O encarte de mercado é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas nesse segmento, devido à sua grande utilidade para divulgar promoções e preços no supermercado. No entanto, recentemente, a principal dúvida em torno do assunto é: vale mais a pena usar o modelo físico ou o digital?
Se você também compartilha desse dilema, saiba que não é a única pessoa. Por um lado, existe o clássico modelo físico, que é utilizado há anos. Por outro, há a versão digital, que torna ainda mais prática a divulgação e pode ajudar a aumentar o alcance.
Independentemente da sua escolha, o importante mesmo é acertar nas estratégias para utilizar esse canal de comunicação. Neste post, vamos comparar o encarte físico e o digital, além de trazer algumas dicas para aproveitá-los ao máximo. Acompanhe e saiba mais!
Por que investir no encarte de ofertas semanais?
Uma coisa é certa, os supermercados contam com alguns dos preços mais dinâmicos do varejo. Ainda mais quando ocorrem promoções. Além disso, essas ofertas fazem uma grande diferença no planejamento dos clientes e, principalmente, na decisão de compra.
É por esse motivo que o encarte de ofertas semanais traz retornos positivos. Afinal, é por meio desse canal de comunicação que os clientes podem prever os valores da semana, conhecer as promoções e se organizar para fazer as melhores compras.
Para o negócio, essa é uma estratégia de atração e de fidelização, ao mesmo tempo. Para começar, é possível chamar a atenção de um público ao apresentar as ofertas e os diferenciais do mercado.
Junto a isso, manter uma frequência semanal de comunicação ajuda a se aproximar mais dos consumidores. Consequentemente, trata-se de uma estratégia interessante para melhorar e reforçar o relacionamento com os clientes.
Quais os benefícios do encarte físico?
O uso da panfletagem ou dos encartes presentes na entrada do mercado tem as suas vantagens. Além de facilitar o escaneamento da leitura, é possível dividi-lo entre os setores da loja e apresentar ofertas com um prazo de validade maior. Afinal, é considerado todo o tempo de distribuição.
Outro benefício de usar o encarte físico é a possibilidade de colocar dezenas de produtos. Por usar um canal orgânico, o tempo de leitura não precisa ser tão rápido, o que ajuda na hora de apresentar uma maior quantidade de conteúdo.
Por conta desses benefícios, o encarte físico tem um bom desempenho na hora de trazer os clientes para mais perto do negócio e fazer com que eles se lembrem do mercado. Ao mesmo tempo, o contato direto pode ajudar na sensação de proximidade e alcançar o público que não usa com tanta frequência os meios digitais.
Quais as vantagens de usar encarte digital?
No entanto, o encarte de mercado digital também apresenta uma série de benefícios. Para começar, o custo de produção é menor, tendo em vista que não requer a impressão nem o trabalho da distribuição presencial. Sem mencionar a praticidade de compartilhar o panfleto nos meios virtuais.
Além disso, tem uma grande utilidade para divulgar promoções curtas, como as ofertas temáticas e/ou válidas por um ou dois dias. Outra vantagem é que ajuda a marcar presença digital, seja por meio das redes sociais, do WhatsApp ou do e-mail marketing.
Como não há limitações geográficas, o encarte digital também conta com um maior alcance ao público. Dessa maneira, é possível aumentar a lista de contatos e gerar respostas mais rápidas dos clientes.
Como aproveitar ao máximo a estratégia no canal digital?
Quando o assunto é canal online, é preciso levar em consideração também todo o processo de transformação digital. As pessoas estão mais conectadas à internet e usam as ferramentas tecnológicas com mais frequência.
Por isso, ainda que o supermercado use os folhetos físicos, o encarte digital não pode ficar atrás, se o objetivo é garantir uma boa competitividade para o negócio. Afinal, é preciso estar presente no espaço que os clientes também estão.
No entanto, por mais adequado que seja o canal de comunicação, se o mercado não aproveitá-lo da melhor maneira, os resultados não serão tão positivos. É por isso que é necessário criar estratégias para usar o encarte digital.
A seguir, confira algumas dicas para utilizar o canal digital da forma mais vantajosa possível!
Faça um planejamento
Toda boa iniciativa parte de um planejamento estratégico. Ao organizar as etapas de divulgação por meio do encarte digital, o negócio tem a capacidade de prever melhor os resultados, fazer escolhas mais apropriadas e garantir o controle dos processos.
Sem mencionar que é possível montar um planejamento a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, a organização só tende a melhorar. Por exemplo, o plano anual ajuda a identificar as datas comemorativas que o negócio não pode perder.
Contudo, nos cronogramas mensais, é possível definir os dias da semana com promoções específicas. Além disso, ajuda a pensar no poder de compra dos clientes, definindo as ofertas para as épocas em que os consumidores têm menos dinheiro disponível — por exemplo, 20 dias após o quinto dia útil.
Já o semanal permite realizar os ajustes necessários no planejamento geral, principalmente de acordo com a flutuação dos preços de custo e demais imprevistos que podem ocorrer no mercado. Com esses três planos, é possível tomar decisões com mais facilidade e manter o controle sobre as estratégias.
Defina seus objetivos
As ofertas também precisam acompanhar os objetivos do negócio. No geral, o uso do encarte tem a ver com o aumento das vendas. No entanto, é possível gerar metas ainda mais específicas.
Por isso, é interessante se perguntar o quanto se deseja aumentar as vendas e qual é o valor do retorno previsto para os investimentos nos encartes. A partir disso, as campanhas de marketing e a definição de promoções podem ser ainda mais direcionadas.
Lembre-se da validade do encarte de mercado
Como visto, uma das vantagens do encarte de mercado digital é a possibilidade de criar promoções com validades mais curtas. Aproveitá-las para inserir gatilhos mentais de urgência e de escassez pode ajudar a gerar respostas mais rápidas nos consumidores.
Outro ponto importante ao definir a validade das promoções é a gestão financeira e a logística do supermercado. Com ofertas atraentes e mais longas, por exemplo, é preciso garantir que o estoque atenda à demanda ou aproveitar as ofertas para a queima de estoque.
Aproveite as datas comemorativas
O seu negócio pode brincar bastante com as datas para gerar respostas dos consumidores. Por exemplo, criar promoções fixas, como a “Quarta Verde”, dedicada a ofertas de hortifrúti, ajuda a melhorar a previsibilidade do público quanto aos valores.
Junto a isso, aproveitar os dias especiais do ano, dentro e fora do setor alimentício, é favorável ao negócio. Dia das Mães e dos Pais, Black Friday, Semana Santa, Dia do Cliente: todas essas são datas comerciais que podem fazer parte das estratégias de vendas.
Use o marketing a seu favor
Lembra da dica dos gatilhos mentais? Esse é só um exemplo de como as técnicas de marketing ajudam a converter o público. Além disso, é possível apostar em vários outros truques, como:
- posicionar os descontos maiores no início do encarte;
- utilizar a psicologia das cores;
- segmentar as ofertas de acordo com os setores do mercado;
- destacar os valores;
- usar frases curtas e diretas.
Como você viu, o encarte de mercado é uma estratégia importante para utilizar no negócio, principalmente integrando o físico ao digital. O que muda são as técnicas usadas para atrair e fidelizar os clientes da melhor maneira. Por isso, vale a pena caprichar no planejamento para aproveitar essa ferramenta ao máximo.
É claro que, além de produzir encartes estratégicos, é fundamental acertar na escolha das ofertas. Veja também como criar promoções atrativas no seu supermercado!
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