👉 Como criar promoções atrativas para supermercado, sacolão, farmácia, merceária e mercadinho?
Quem nunca correu para aproveitar uma promoção de supermercado? A possibilidade de fazer as compras do mês e ainda conseguir um bom desconto faz com que muitas pessoas sigam para o seu estabelecimento em busca desse tipo de desconto. Por isso, é importante saber como aproveitar essa atenção adicional que a sua empresa conquistou diante do público.
Isso significa que algumas estratégias são necessárias para atrair, qualificar e fidelizar as pessoas que chegaram até o seu supermercado por causa das promoções. Ao criar uma ótima experiência, você consegue captar mais consumidores e criar um modelo de receita recorrente.
Se você quer saber como arrasar em suas promoções, continue a leitura e confira nosso post!
Qual é a importância de planejar as promoções para supermercados?
Uma promoção naturalmente eleva o número de clientes do seu estabelecimento. Por isso, é importante manter um bom planejamento e contribuir para que a oferta divulgada seja cumprida para todos os que chegaram no dia marcado.
Criar um bom plano também é importante para preparar os estoques, orientar a equipe sobre o aumento de demanda e criar ofertas que realmente interessem ao seu público-alvo. Ao adotar esse tipo de cuidado, você garante que a promoção seja um sucesso e que cada consumidor inclua outros itens além dos que fazem parte do mix de produtos que recebeu desconto.
Como criar promoções atrativas no meu supermercado?
Agora que você já sabe qual a importância de contar com esse recurso para alavancar suas vendas, é hora de colocar as ideias em prática e criar suas próprias ofertas. Veja, a seguir, como montar uma excelente estratégia para lançar as promoções do seu supermercado.
Crie promoções da semana
Para que suas ofertas sejam eficientes, é necessário que os consumidores já conheçam os períodos em que elas acontecem. Por isso, criar hábitos como um dia específico para realizar descontos permite que a estratégia seja mais eficiente.
A ideia é que essa organização em um calendário específico possa contribuir também para que a equipe otimize suas atividades. Assim, é possível criar um estoque adequado, ampliar a equipe para os corredores da promoção e reforçar o time que trabalha no caixa para evitar o aumento das filas.
Ofereça entrega grátis a partir de um valor
O uso de entrega gratuita pode chamar a atenção de clientes que moram um pouco mais longe de seu estabelecimento e não conseguem fazer o frete por conta própria. Assim, é uma boa alternativa oferecer esse benefício a partir de um valor gasto no supermercado.
Por exemplo, disponibilizar aos consumidores que compraram mais do que R$ 150,00 pode atrair vários novos demandantes dos seus produtos. Assim, fazendo um bom planejamento de rota, os custos não sobem muito e as receitas superam o valor deles, gerando aumento da lucratividade do mercado. Portanto, pode ser uma boa alternativa.
Saiba usar a sazonalidade
Existem períodos em que naturalmente o número de clientes é reduzido e, assim, pode acabar comprometendo as receitas do seu supermercado. Desse modo, vale utilizar esses períodos para atrair clientes e conseguir melhorar os resultados.
Por exemplo, suponha que seu mercado tenha uma padaria. Assim, é possível utilizar uma promoção de pães para trazer os consumidores a loja e conseguir melhorar os lucros do mercado.
Para isso, avalie os produtos com boa margem ou que apresentem atratividade ao público, como os pães. Assim, você consegue driblar esses períodos mais parados e, consequentemente, aumenta as vendas do seu supermercado.
Use a psicologia dos preços
Esse é um conceito de marketing muito importante e que pode trazer bons resultados para o seu supermercado. Ele aborda que a forma com a qual o preço é apresentado aos clientes pode levá-los à ação da compra e, consequentemente, otimizar os resultados do seu negócio.
Por exemplo, utilizar preços com alguns centavos pode ser uma boa alternativa para chamar a atenção do cliente e fechar mais vendas. Nesse sentido, use R$ 49,90 ao invés de R$ 50,00. Aquelas promoções de R$ 1,99 são muito bem-vindas.
Estratégias como essa podem fazer toda a diferença nos resultados do seu supermercado. Isso porque, em geral, o lado consciente não leva em consideração os centavos. Com isso, parece que seus preços estão mais atrativos.
Recorra aos dados para fazer as promoções
Utilizar dados pode ser uma boa saída para entender quais produtos usar para fazer promoções que realmente atraiam os consumidores e, desse modo, mantenha o seu supermercado em alta e com boa competitividade.
Por exemplo, produtos mais básicos, como o óleo, pode atrair clientes e gerar vendas. Além disso, vale caprichar no planograma para posicionar os itens de maneira adequada para melhorar ainda mais os seus resultados.
Aproveite os virais da internet
A internet e as redes sociais não podem ficar fora de suas estratégias promocionais para atrair clientes. Portanto, não deixe de atentar as tendências e garantir melhor desempenho ao seu supermercado.
Por exemplo, suponha que tenha um vídeo engraçado que fez sucesso nas redes sociais em sua cidade. Vale utilizar esse tema para fazer suas divulgações e atrair a atenção dos consumidores. Assim, você aumenta o seu alcance e deixa todo o município ciente de suas ofertas.
Como essas dicas podem atrair clientes e vender mais?
Ao colocar tais ideias em prática, você consegue criar promoções eficientes e capazes de conquistar o público, além de deixar seu time preparado para lidar com a euforia que as ofertas causam no público.
Elas também ensinam como usar de maneira inteligente algumas ideias do marketing e da psicologia para potencializar os resultados obtidos. Por meio de um excelente planejamento, você consegue conquistar novos clientes e fidelizar seu consumidor devido a uma excelente experiência de compra em seu estabelecimento.
Viu como é possível criar diversas estratégias para melhorar a promoção de supermercado? Por meio de alguns cuidados você consegue otimizar o resultado de suas ofertas e ainda ampliar a base de clientes fidelizados à marca. Assim, sua empresa dispõe de um bom fluxo de consumidores que garante boas entradas para o desenvolvimento e expansão do seu supermercado para uma rede ainda maior.
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