👉 Encarte Virtual Temático
Confira 10 ideias de ações e encartes temáticos para apotencializar as vendas no seu supermercado durante toda a semana!
Os encartes de supermercado são materiais visuais tradicionais nesse tipo de negócio, e muitos clientes ficam sabendo das ofertas e novos produtos disponíveis na loja por meio dele.
Para te mostrar algumas possibilidades para os encartes da sua loja converterem muito mais vendas, trouxemos algumas dicas valiosas que vão desde as melhores cores para seus encartes, até os produtos que não podem faltar neles.
Além disso, você vai conferir sugestões de dias temáticos que podem ajudar o seu negócio a ter mais retorno financeiro. Acompanhe!
O que é uma ação temática
Muitas datas comemorativas são trabalhadas em um supermercado para aumentar as vendas. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e muitas outras, são comemorações com as quais os clientes já esperam por promoções e ofertas, mas essas não são as únicas oportunidades de trabalhar temáticas nas vendas.
As datas comemorativas que citamos acima são algumas entre as várias outras que acontecem uma vez ao ano, e por isso, é importante traçar estratégias que mantenham seus consumidores focados constantemente nas ofertas que sua loja oferece.
Foi por meio dessa necessidade que muitos supermercadistas começaram a trabalhar dias temáticos em suas lojas, assim, de segunda à sexta-feira, o cliente pode encontrar ofertas específicas pelas quais já sabe que pode esperar.
Assim, surgiram dias temáticos como:
- Segunda da carne
- Terça verde
- Quarta dos laticínios
- Quinta da limpeza
- Sexta da padaria
- Sábado das bebidas
- Domingo do Churrasco
O tema em relação ao dia varia de estabelecimento para estabelecimento, logo, o encarte temático deve seguir as características do seu estabelecimento da maneira mais eficiente perante seus objetivos, esses são apenas exemplos.
A importância dos encartes de supermercado nas ações temáticas
Essas ações temáticas criam no cliente uma identificação com a sua loja, pois ele já sabe o que esperar em termos de ofertas, e os encartes de supermercado são extremamente importantes nesse processo, já que são a divulgação dessas ofertas e promoções.
Para que não haja desperdício de tempo e dinheiro, é preciso planejar essas ações, pois será muito custoso enviar para impressão outro encarte feito de última hora. Neste ponto, os encartes digitais ajudam muito, também, já que podem ser postados nas redes sociais e enviados aos seus clientes quantas vezes desejar, já que não há a necessidade de impressão.
O passo a passo para criar um encarte envolve muitas etapas, e para te ajudar a pensar suas ações temáticas, confira este conteúdo até o fim.
Cores mais presentes nos encartes temáticos
Quando o assunto são as cores, o ideal é seguir métodos que funcionam, já que muitas vezes este quesito é considerado à partir do gosto da pessoa responsável por escolhê-las.
A psicologia das cores, estudo de marketing que busca compreender de que maneira as cores impactam e influenciam no comportamento de compra dos clientes, é uma excelente maneira de definir as melhores cores para colocar nos temas de encarte.
As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são as mais utilizadas no varejo alimentício devido à sua capacidade de chamar a atenção do consumidor e transmitir a ideia de urgência.
Já as cores frias, como azul, branco e verde tendem a ser utilizadas em comunicações mais suaves e com maior quantidade de texto, já que são cores menos agressivas aos olhos, evitando o cansaço visual.
Isso não quer dizer que essas cores não podem ser utilizadas em encartes temáticos, mas devem ser utilizadas com sabedoria.
Abaixo, você vai conferir as melhores sugestões de cores para trabalhar temas de encarte no seu supermercado, além de quais são os melhores produtos para colocar em cada ação temática.
Encarte temático: temas mais comuns no supermercado
Os temas de encarte devem seguir a lógica da ação temática em questão, por isso, seja na “segunda da carne” ou no “domingo do churrasco”, é importante que você faça um levantamento estratégico de quais produtos promover no encarte (tanto digital, quanto físico).
Para isso, é importante que você considere:
- Quais produtos do setor têm maior saída;
- Quais produtos têm maior margem de lucro mesmo com os descontos aplicados;
- Novas marcas que devem ser apresentadas aos clientes.
Agora, para aprender definitivamente a fazer encartes temáticos no seu supermercado, confira as principais ações e datas para trabalhar essa estratégia na comunicação das suas ofertas, e veja também quais são os produtos que não podem faltar e as melhores cores para utilizar em cada um. Vamos lá!
1 – Segunda da carne
Como já salientamos, você pode caracterizar as ações temáticas da maneira que for mais conveniente no seu supermercado (poderia ser a terça da carne, por exemplo).
Esse é um dos temas de encarte que mais podem gerar vendas, já que a compra das carnes é muito importante no calendário alimentar de grande parte das famílias brasileiras, e os consumidores sempre estão à procura de melhores preços e ofertas verdadeiramente expressivas.
Confira no quadro abaixo algumas ideias para seguir no momento de fazer o encarte da Segunda da Carne no seu estabelecimento:
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