👉 10 dicas para criar um encarte virtual de supermercado ideal + bônus

 Confira as 10 dicas que separamos para você fazer um encarte de supermercado vendedor!




1 – Esteja atento às datas comemorativas do calendário supermercadista

O calendário de datas comemorativas é muito importante para a boa gestão de um supermercado pois, além de orientar sobre as datas que podem gerar um aumento exponencial nas vendas, também possibilita uma previsão de demanda durante o ano e mais facilidade em prever os picos de venda ocasionados por períodos como os de sazonalidade, por exemplo. 

2 – Defina a validade do encarte

Esse é o momento para utilizar gatilhos mentais para captar a atenção dos consumidores, sobretudo o gatilho mental de urgência, que fará com que o cliente sinta a necessidade de comprar antes que a oportunidade de compra vantajosa, acabe.

Utilizando o gatilho mental de urgência, certamente as ofertas que expiram mais rápido farão mais sucesso que aquelas que possuem períodos de validade maiores. 

O dinamismo trazido pela tecnologia mudou o cenário no qual os clientes recebiam apenas 1 encarte por mês na porta de suas residências em ações de panfletagem. Atualmente, o consumidor pode receber mais de 1 (um) encarte por dia, de marcas diferentes, por isso, as promoções com validade extensa podem não ser as mais lucrativas. 

Devido a isso, ao fazer o encarte de supermercado tenha em mente que é necessário estabelecer previamente a data de validade de cada uma das ofertas contidas nele, e essa informação deve ser apresentada ao consumidor de forma clara no próprio encarte.  

Dica: Que tal selecionar o período do início do mês no qual o seu supermercado vende mais e pensar uma ação para atrair aqueles clientes com um ticket de compra maior, normalmente aqueles que vão realizar suas “compras do mês” com ofertas de setores chave para esse público como:

  • hortifruti;
  • açougue;
  • mercearia;
  • limpeza;

Acesse os relatórios de venda anuais ou a sua ferramenta de CRM para verificar os dias do início do mês com maior movimento na sua loja. 

Mantenha o foco naquelas datas que marcam o aumento da renda dos clientes, como o período de recebimento dos salários. Pense em encartes com validade entre os dias 2 e 6, por exemplo. 


3 – Utilize a psicologia das cores

Por se tratar de um setor de alta recorrência e grande concorrência, o setor supermercadista precisa desenvolver estratégias de marketing mais detalhadas e complexas para influenciar no comportamento de compra dos consumidores. 

A utilização da psicologia das cores no varejo, sobretudo nos supermercados, é muito importante, principalmente porque esse tipo de estabelecimento costuma ser composto por diversos setores, como padaria, açougue e hortifruti, além de serem frequentados por um público muito diverso. 

Utilize as cores de acordo com o ambiente de cada seção do supermercado. Cinza e azul são bons para a seção de itens de informática; o vermelho e o amarelo são excelentes para cartazes para o hortifruti e açougue; já o preto cai bem na seção de vinhos e destilados, onde geralmente estão produtos com uma boa margem de lucro e maior valor agregado. 

4 – Para um encarte de supermercado mais eficaz: coloque produtos da Curva A

Os produtos da Curva A são aqueles que o cliente compra com mais frequência, que tem marcas fortes e estão sempre na lembrança dos consumidores. Esses produtos são essenciais na criação de qualquer encarte.

Eles geralmente são em torno de 20% dos seus produtos, mas representam 80% do faturamento. E esses são produtos que não podem faltar no seu encarte.

O fato de serem os mais vendidos e de marcas mais fortes faz com que eles sejam sempre um grande fator de comparação dos clientes na hora de decidir se o seu supermercado tem um preço acima ou abaixo da concorrência. Logo, eles são fundamentais no processo de decisão dos clientes.

Sendo assim, é extremamente importante selecionar alguns dos produtos campeões de venda da Curva A para fazer parte do seu encarte como chamadores de clientes.



5 – Não promova itens desnecessariamente 

Apesar dos produtos da Curva A serem ideais para a promoção em encartes, é muito importante tomar cuidado para não colocar em promoção produtos sem necessidade. 

Quando você realiza uma promoção, a ideia central é ter um aumento expressivo nas vendas. De nada adianta ter produtos em promoção e a quantidade vendida deles não mudar em nada ou ter apenas uma leve variação.

Existe um conceito em economia chamado de elasticidade de preços. Esse conceito fala sobre o quão sensível determinado público é a variação de preço de certos produtos.

É importante você ter em mente quais são os preços ideais para ter produtos em promoção. Quando estamos falando de produtos muito visados, como os da Curva A, se o seu concorrente os tem em promoção, você tem certa obrigação de ter os mesmos produtos em promoção.

Isso ocorre pelo fato dos clientes usarem esses produtos como base de comparação. Mas com o uso de uma boa inteligência promocional e uma análise de promoções realizadas anteriormente, você pode descobrir se o fato de mudar o preço de um produto realmente aumenta as suas vendas.

De posse dessa informação você consegue decidir com mais facilidade se vale a pena realmente promover determinados produtos.

6 – Faça encartes temáticos

Sempre que possível faça encartes temáticos com o uso de dias da semana, datas especiais ou seções do supermercado.

Para esse tipo de estratégia é preciso uma programação prévia de quais dias da semana vão comportar quais promoções e de quais produtos vão ser colocados em promoção. Você pode, por exemplo fazer:

  • A quinta da carne;
  • A quarta verde;
  • A segunda da limpeza, etc.

O mais importante é trabalhar um bom planejamento e uma boa estratégia promocional, sempre incluindo alguns produtos de grande visibilidade e demanda, como os da Curva A.

7 – Escolha os formatos de acordo com o canal de distribuição

Todos os canais de comunicação digital, sejam as redes sociais ou o WhatsApp, tem as suas particularidades com relação aos tamanhos e formatos das mídias, ou imagens, que eles aceitam.

Leia também:

  • Como fazer encarte para WhatsApp?
  • Encartes para Instagram: como fazer e divulgar?

Além disso, há os formatos e tamanhos mais recomendados por apresentarem melhores resultados.

Uma dica importante na hora de criar encartes digitais é escolher o formato e o modelo mais adequado para cada um dos canais. Não adianta criar um mesmo encarte e tentar distribuir em todas as redes, por isso, escolha modelos de encarte que funcionam adequadamente em cada um deles.


8 – Evite cometer erros na criação do encarte de supermercado

Por fim, um ponto de extrema importância na hora de criar um encarte é evitar cometer erros diversos.

Dentre os mais diversos erros que podem ser cometidos tanto na criação de encartes quanto na de cartazes, podemos citar:

  • Erros grosseiros de português ou ortografia;
  • Informações erradas sobre preços ou produtos;
  • Excesso de dados e informações que tiram a atenção;
  • Formatação incompatível com o canal de distribuição;
  • Não informar a data de validade das promoções;

9 – Seja ágil nas suas propagandas

Uma dica bônus e complementar a escolha do tamanho e formato de encarte para cada canal é dar preferências para encartes com menos produtos nos meios digitais e promoções mais frequentes.

Hoje já não adianta mais criar um encarte com vinte ou trinta produtos e distribuir via redes sociais, por exemplo. Encartes com muitos produtos dificultam a leitura e em um ambiente dinâmico como as redes sociais eles acabam passando despercebido pelos clientes.

Então o ideal é tornar as propagandas do seu supermercado mais ágeis. Para isso você pode fazer uso da metodologia FEED e trabalhar uma estratégia que aumenta a frequência de propagandas na mesma medida em que diminui o tamanho dos encartes.

10 – Promova integrações inteligentes e criativas entre o encarte digital e a loja física

O principal objetivo do encarte é aumentar as vendas trazendo o cliente imediatamente até as ofertas na loja. É possível gerar ainda mais valor ao cliente com soluções criativas como, por exemplo, incluir receitas de bolo próximas a produtos como farinha de trigo, açúcar e margarina, por exemplo.

Além de conectar o encarte digital aos produtos em loja, essa estratégia também permite: 

  • aplicar a estratégia de cross merchandising;  
  • criar uma comunicação visual atrativa na loja.


Bônus: checklist para que seus encartes tenham mais sucesso!

Além das 5 dicas para criar um bom encarte é importante seguir um checklist com alguns pontos importantes que é preciso observar na hora de criar encartes. Veja abaixo alguns dos principais pontos: 

  • Tenha um bom equilíbrio de produtos das curvas A, B e C
  • Não esqueça de colocar datas e prazos para as promoções
  • Observe se as cores escolhidas combinam com as da sua marca
  • Escolha as imagens mais adequadas para os produtos
  • Não deixe ocorrer rupturas nos produtos anunciados
  • Promova mais fortemente produtos que estão em excesso no estoque
  • Sinalize as promoções dentro da loja
  • Compartilhe com os colaboradores os encartes e quais são produtos, datas e preços

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