👉 O que é um encarte para supermercado, mercadinho e merceária?
Veja exemplos de encarte para supermercados e saiba o que levar em conta ao planejar o seu!
Se você precisa de exemplos de encarte para supermercados, está no lugar certo!
Esse material não é importante apenas para a comunicação de ofertas e promoções sazonais, mas também faz parte da comunicação visual da sua empresa, ou seja: impacta diretamente sob a forma com a qual seus clientes enxergam a sua marca!
Apesar de muito tradicional, ainda há comerciantes supermercadistas que fazem seus encartes sem uma lógica coesa e verdadeiramente assertiva, fazendo com que muitas vezes o encarte não dê tantos resultados.
Para te ajudar com essa tarefa tão importante para a divulgação das suas ofertas, trouxemos neste conteúdo exemplos de encarte para supermercados com as medidas corretas, tanto para os físicos, quanto para os digitais, bem como a quantidade ideal de produtos e melhores cores para cada um deles.
Se você já é um empreendedor mais experiente no ramo supermercadista, sabe bem o que é um encarte, mas caso seja um potencial empresário deste ramo, ou esteja iniciando as pesquisas para abrir seu primeiro negócio, é muito importante que você tenha conhecimento sobre esse material.
Um encarte para supermercado, também chamado de tablóide, é aquele jornalzinho de ofertas que os clientes encontram na entrada da loja ou recebem em casa por meio de panfletagem.
O encarte é muito tradicional no setor supermercadista, e os clientes já sabem que vão encontrar as melhores ofertas e promoções nele.
Como todo o varejo de recorrência, os supermercados foram fortemente impactados com a necessidade urgente de inovação trazida pelas mudanças no comportamento de consumo dos clientes ocasionadas pela pandemia da covid-19.
O período de isolamento demandou inovação nos meios de vender e se comunicar com os consumidores, e neste processo, os supermercados avançaram, e muito, seu processo de digitalização.
Pequenos e médios supermercadistas que até então não haviam adentrado o mar de oportunidades da internet, sobretudo com o marketing digital, viram a urgência de adotar essas novas formas de comercializar para conseguirem sobreviver em um mercado que , assim, os clientes passaram a ter acesso aos encartes de ofertas também nas redes sociais, aplicativos, sites e etc.
Quer saber a diferença entre os encartes físicos e digitais? Confira abaixo!
Qual a diferença entre encarte físico e digital?
Existem alguns exemplos de encarte para supermercados, e quando falamos em encarte físico, nos referimos ao tradicional jornalzinho de ofertas sobre o qual já falamos.
O encarte digital nada mais é que uma versão desse mesmo material que será enviada aos clientes no ambiente online, ou seja, por meio da internet.
Isso quer dizer que, no lugar de conseguir o encarte por meio de panfletagem ou na entrada da loja, o cliente pode também acessá-lo por meio do Instagram, Facebook, WhatsApp, SMS e e-mail.
Além dessas diferenças principais, os encartes físicos e digitais tem muitas outras diferenças e vantagens específicas. Confira abaixo!
Encarte físico
- Pode ter uma frequência semanal ou quinzenal, pois necessita ser impresso e distribuído manualmente, fazendo com que o custo não permita uma frequência maior;
- Possui prazos de validade mais extensos para as ofertas, pois precisa cobrir o espaço de tempo no qual não vai haver propaganda ou distribuição;
- Os encartes costumam ter dezenas de produtos, dessa maneira, é possível cobrir as ofertas em todos os setores da loja
- Normalmente o encarte é dividido por setores da loja;
Encarte digital
- Podem ter uma frequência diária;
- A setorização pode ocorrer por tema de oferta, como a Segunda da Carne, a Terça Verde ou o Domingo do Churrasco, resultando em encartes temáticos;
- Se feito diariamente, pode ter um prazo de um ou dois dias;
- É menor em tamanho, por isso, não cabem muitos produtos de uma vez;
- O ideal é ter entre um e quatro produtos por encarte;
- No story, o ideal são um ou dois produtos por encarte;
- É distribuído de forma digital via redes sociais, SMS, e-mail ou qualquer outro ponto de contato entre a empresa e o cliente.
Como fazer encartes físicos corretamente?
Para que seus encartes físicos dêem retorno e apresentem resultados verdadeiramente positivos, é preciso considerar alguns pontos muito importantes.
Considere a quantidade de produtos
Um encarte físico tem um tamanho maior e pode ter entre uma e quatro páginas, contando frente e verso.
Esse número não é uma regra, mas pense na experiência do cliente: os consumidores buscam cada vez mais objetividade e agilidade, por isso, seu encarte não deve se parecer com um livro.
O encarte físico normalmente tem dezenas de produtos, e isso porque nesse material já são divulgadas as ofertas de todos os setores do supermercado de acordo com a frequência do encarte e a validade das ofertas.
Para definir quais serão os itens colocados no material, é preciso considerar:
- a estratégia definida para cada setor, ou seja: deseja aumentar as vendas de um setor específico ou vender mais rapidamente produtos próximos à validade?
- datas comemorativas;
- promoções sazonais;
- dias temáticos, como a Terça Verde e etc;
- produtos da curva A (aqueles que vendem mais, como arroz, batata, tomate, etc);
- produtos com boa margem de lucro mesmo com os descontos.
Ao considerar todos os pontos acima, estabeleça um limite entre 10 e 30 produtos por página, assim, o cliente terá facilidade em ler e acompanhar as ofertas sem que haja poluição visual.
Escolha bem as cores do encarte
Definir as cores no encarte é outro ponto crucial.
Para esta tarefa, existe a Psicologia das Cores, um estudo que tem como objetivo compreender de que maneira cada cor influencia no comportamento humano.
Você já deve ter percebido que muitos encartes de supermercado utilizam o amarelo e o vermelho, e isso tem um motivo.
- O vermelho, que traz a sensação de energia e vigor. Impulsiona ações, transmite confiança e potencializa a intensidade dos pensamentos. É ideal para promoções imperdíveis, queimas de estoque, e toda ação que tenha como objetivo impulsionar o cliente a comprar naquele momento.
- O amarelo, que reflete otimismo e alegria e é uma das cores mais brilhantes e impactantes ao visual. Essa cor transmite criatividade e estimula a concentração e atenção. Se a sua loja é do ramo alimentício, essa cor é uma boa pedida.
Por essa razão, podemos perceber diversas marcas que utilizam as mesmas cores na sua comunicação visual: no fast food, percebemos a presença do vermelho e amarelo, como é o caso das redes de fast food McDonald’s, Habibs, Burger King, dentre outras.
No entanto, apesar de serem as mais comuns, o amarelo e o vermelho não são as únicas opções.
O encarte da Terça Verde, obviamente, precisa ser verde para que o cliente, inconscientemente, faça a ligação entre a cor e os produtos que estão em oferta, e essa lógica normalmente funciona para grande parte das ações de vendas.
Confira a imagem abaixo e veja as principais cores utilizadas em encartes de supermercados:
Qual o tamanho de um encarte de supermercado?
No momento de criar as artes para a publicação tanto física quanto digital dos seus encartes, é importante considerar os tamanhos recomendados.
Encarte Físico
O tamanho do encarte vai depender do formato desejado e da quantidade de itens no material.
Alguns modelos de encartes podem ser, por exemplo, mais largos que outros. Da mesma maneira, alguns encartes podem ser mais compridos que outros.
O encarte pode ser em folha dupla, com quatro páginas em frente e verso, por exemplo, e isso possibilita que seja menor, já que terá mais páginas.
Isso tudo quer dizer que o tamanho do encarte vai depender dos seus objetivos e também das opções de impressão na gráfica responsável pelo trabalho.
Antes de montar o seu encarte, o ideal é pedir sugestões à gráfica que fará o serviço, no entanto, abaixo, daremos as medidas (em centímetros) mais comuns utilizadas pelos supermercados no Brasil:
- 44cm de largura x 31cm de altura
- 42cm de largura x 29,7cm de altura
- 20cm de largura x 30cm de altura
Encarte Digital
O encarte digital, como já dissemos, é menor, e por isso, deve conter menos produtos que o físico. Para determinar o tamanho, é necessário saber em qual canal será enviado. Os principais são:
#01 – Instagram
Para fazer encartes para instagram em formato de post e stories, considere os tamanhos abaixo:
Encarte no Feed no Instagram
- Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
- Horizontal: 1080 x 566 px;
- Vertical: 1080 x 1350 px.
Imagem dos Stories no Instagram
- Dimensões mínimas recomendadas: 600 x 1067 pixels, considerando a proporção de 9:16. Já o tamanho mais indicado é 1080 x 1920 pixels..
#02 – Facebook:
Para o Facebook, considere as dimensões a seguir:
Imagem do Feed no Facebook
- Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px na proporção 1:1;
- Horizontal: 1200 x 630 px;
- Vertical: 1080 x 1350 px.
Imagem dos Stories no Facebook
- Tamanho padrão: 1080 x 1920 px, na proporção de 9:16 e limite de 15 segundos (no caso de vídeos);
- Também é recomendado deixar cerca de 14% (250 pixels) da parte superior e inferior sem texto ou elementos que sejam importantes, pois podem não aparecer.
#03 – WhatsApp:
Para fazer encartes para o WhatsApp, as dimensões a ser consideradas são:
Imagem e vídeo no status no WhatsApp
- Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px;
- Duração do vídeo: até 30 segundos.
Imagem nos grupos e listas de transmissão:
- Tamanho recomendado: 600 x 600 px (para a prévia da imagem nas conversas)
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